Confira já nossas dicas para aproveitar o Carnaval da melhor forma e evitar as doenças mais comuns dessa época do ano!
HIV, gravidez Indesejada e DSTs;
Só a camisinha é capaz de proteger você das doenças sexualmente transmissíveis e da gravidez ao mesmo tempo. Nunca se esqueça de usá-lá em todas as relações sexuais.
Ande sempre com uma na bolsa e se proteja.
Hepatites B e C;
As hepatites também entram no grupo de doença sexualmente transmissível (DST). Portanto, use camisinha! O contato com o sangue e a secreção de pessoas contaminadas é a principal forma do contágio e da transmissão de Hepatite B. E o risco de se contaminar com o vírus dessa doença é maior do que com o HIV, que costuma ser a grande preocupação. O principal risco das hepatites é evoluir para a forma crônica da doença, que pode levar causar cirrose ou câncer de fígado.
Sífilis
Entre as DSTs que retornaram está a sífilis que, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, houve um aumento de mais de 5.000%.
A sífilis pode causar um comprometimento muito sério no sistema nervoso, na audição e nos olhos. É importante lembrar que não existe uma vacina. A única forma de prevenir a sífilis é através do sexo seguro, com a camisinha.
Uso de banheiros públicos
Tenha atenção ao usar banheiros públicos, principalmente os químicos. Evite sentar no vaso se o assento não possuir proteção descartável.
O contato com a água contaminada, sujeira ou papel higiênico sujo pode causar problemas como infecções urinárias, de pele e alergias de contato.
Sempre que surgir suspeitas de sintomas procure o médico mais próximo e faça os exames laboratoriais, para um melhor diagnóstico!